*

 

Apresentação

Escola de Jazz Luiz Villas-Boas

A Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, agora Escola Luiz Villas-Boas, em homenagem ao fundador do Clube, foi criada em 1979 pelo contrabaixista Zé Eduardo. Desde então tem vindo a crescer consistentemente, contando actualmente com cerca de 230 alunos. A direcção pedagógica está a cargo de Bruno Santos.

A Escola funciona com 3 tipos de curso: completo, teórico ou prático, e curso livre, sendo que a abordagem, em qualquer um destes, é muito direccionada para as questões práticas de como tocar e estudar a linguagem do jazz.

Muitos dos melhores músicos do nosso país estudaram no HCP, sendo que muitos deles são agora professores na Escola, e representam a grande parte dos músicos profissionais do circuito jazzístico.

A Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal é membro fundador da International Association of Schools of Jazz (IASJ), organização que conta com mais de uma centena de escolas do mundo inteiro, incluindo as prestigiadas New School Universitiy, Berklee College of Music, Conservatório de Paris, Royal Academy, etc.

O Hot Clube de Portugal é uma instituição de Utilidade Pública, e ganhou o prémio Almada Negreiros 2001, do Ministério da Cultura. Em 2008, ano em que celebrou 60 anos de existência recebeu da Câmara Municipal de Lisboa a Medalha de Honra da Cidade. É actualmente presidido por Inês Cunha.

A Escola de Jazz Luiz Villas-Boas / HCP tem um protocolo com a escola irlandesa Newpark Music Centre, onde os alunos do HCP podem completar a licenciatura em apenas 2 anos.